E aí, meninas! Tudo bem? Hoje, vamos falar sobre um assunto super importante para quem tem implantes mamários: a ruptura. É importante lembrar que o implante não é um produto permanente e pode apresentar algum tipo de problema ao longo do tempo. Isso mesmo, infelizmente, os implantes mamários podem romper e precisamos saber o que fazer se isso acontecer. Então, bora lá!
Algumas das causas mais comuns são o envelhecimento do implante, lesões, infecções e respostas do corpo ao implante. E se você tem um implante mais antigo, pode ser mais propenso a rompimento do que os novos.
Mas como você saber se o seu implante rompeu? Bem, com os implantes modernos a ruptura mais comun é a ruptura silenciosa. Uma ruptura silenciosa é aquela que não apresenta sinal algum. Como o gel é coesivo e não vasa, ele fica contido dentro do implante mesmo quando o envólucro do silicone está danificado. Nesses casos, você só fica sabendo sobre a ruptura quando é surpreendida com o resultado de uma ecografia mamária ou mamografia. Sim, é importante realizar esses exames pelo menos uma vez por ano. Os exames podem ser solicitados pelo seu ginecologista durante uma visita de rotina.
Mas e quando a ruptura não é silenciosa, o que vou sentir? Alguns dos sinais mais comuns incluem inchaço, dor ou sensibilidade na área do implante, mudanças na forma ou posição do seio e possíveis alterações na textura da pele. Se você está sentindo qualquer coisa estranha, é importante marcar uma consulta com o seu médico. Ele vai te avaliar e se houver suspeita de ruptura, ele poderá solicitar exames de imagem para confirmar antes de determinar o melhor curso de ação.
E agora, o que fazer se o implante realmente rompeu? Calma, não precisa se desesperar! Você vai precisar de uma cirurgia para corrigir o problema, mas isso não é nada demais. Seu médico vai te explicar tudo direitinho durante a consulta. A cirurgia mais comum é a de remoção e substituição imediata do implante, mas há também a opção de remover sem a substituição imediata. Cada caso é um caso, por isso a importância da consulta. (Clique aqui e leia o informativo do fabricante sobre ruptura).
Meus implantes tem garantia?
Muitos fabricantes oferecem garantia nos casos de ruptura. Algumas garantias tem restrições de tempo (garantia de 10 anos é a mais comum) ou de causa da ruptura, sendo válida apenas quando comprovado defeito de fabricação. (Sim, a causa pode ser determinada através da análise do implante rompido). Vale ressaltar que os implantes da GCA, (no Brasil há os modelos Round Collection da Eurosilicone e Impleo da Nagor), oferecem garantia vitalícia de substituição nos casos de ruptura, independente do tempo ou da causa. (Clique aqui e saiba mais sobre a garantia dos implantes GCA).
E é isso, meninas! A ruptura de implantes mamários pode ser um pouco assustadora, mas não precisa ser. Com um pouco de cuidado e atenção, você pode detectar a ruptura rapidamente e tomar as medidas certas para corrigir o problema. E lembre-se sempre de conversar com o seu médico e confiar nele! Até a próxima e cuide bem dos seus queridinhos!